sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vamos pensar no meio ambiente


Lagoa de Dentro, comunidade da região litorânea do Ceará. Conhecida por suas belas lagoas, não há ninguém do município - Beberibe- que não tenha vindo aqui. Porém, esse patrimônio natural está prómximo a ser contaminado, ou até mesmo exaurisse, já que moradores que possuem terrenos próximos a márgem da laguna principal, lavam rpupa e jogam lixos nas águas. Sendo que esse último não só os moradores o fazem, mas também os visitantes.
Dados da Unesco mostram que6 bilhões de pessoas no mundoutilizam cerca de 54% de água doce disponível em rios, lagos e aquiferos. Aqui não diferente, pis, muitos retiram da lagoa água para o consumo. Sem falar nos que dependem da laguna para alimenta-se e complementar sua renda, e nos que nela encontram lazer, fazendo as famos"paneladas" e praticando esportes próximos a nascente.
Porém, a maoria dos que desfruntam dosrecursos hidrícos, são os mesmos que o poluem. Mal sabendeo eles que os resíduos que são jogados na laguna podem ser engolidos por peixes, e o pior, o produto químico do sabão contém nutrientes como o fosfóro, que em excesso pode provocar a eutrofização dos corpos d'água e consequentemente a proliferação de algas, que causam mau cheiro, gosto ruim na água e mortandadede peixes por asfixia, já que durante o peri´do noturno ela retira o oxigênio da água. E corpos d'água contaminados transimtem doenças como disenteria e hepatite. Convenhamos que não é nada agradável banhar-se e beber a água de um local como esse.
E o que me deixa mais triste é saber que aqueles que não poluem a água e que são os mais prejudicados, não se manisfestam para mudar á situação, pois, segundo eles só iria trazer confliots enão chegaria a lugar nehum. Nem mesmo os líderes -veradores- da comunidade dão relevância a esse assunto, e dizem que apenas poderão fazer algo se ganharem as eleições. Logicamente quem se dá bem nessa história são proprietáros dos terrenos proxímos  a margem, que contestam que as terras são deles e fazem o que quiserem.
Acredito que poderíamos resolver  a situação, se formassemos multirões para conscientizar as pessoas, principalmente os visitantes, e falar com os responsáveis dos danos,mas ninguém se manisfestar. Então sei se minha localidade é muito pacifista, por não querer gerar conflitos, ou muito acomodada, apenas tenho a certeza de que precisamos rever nossa crença de que a água é ambundante, porque isto depende de como utilizamos este recurso. Mas não perco a esperança de que um dia essa situaçaõ seja revertida, pois, está contido Código Florestal, art.2, que área que possuem importâncias ecológicas como morros, rios e lagoas podem se tornar uma Área de preservação Permanente. Esegundo a Lei Municipal, art. 24, serão punidos aqueles que utilizarem indevidademente ou degragaremos manaciais. Então o que me basta é esperar que a lei se cumpra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
footer