quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO CEARÁ

2 comentários
“A Mata Atlântica no Ceará ocupa uma área total de 1.873 km² e está localizada de maneira dispersa em dez regiões: Chapada do Araripe, Litoral, Chapada do Ibiapaba, Serra da Aratanha, Serra de Baturité, Serra do Machado, Serra das Matas, Serra de Maranguape, Serra da Meruoca e Serra de Uruburetama, ocupando total ou parcialmente 67 municípios”.
“Como em boa parte do nordeste brasileiro,” é no litoral do Estado que se verifica a maior agressão à biodiversidade dos ecossistemas associados à Mata Atlântica: manguezais, restingas e vegetação de dunas. A redução das áreas de manguezal se explica pelo uso incompatível do solo associado à expansão de complexos turísticos e culturas de crustáceos. “A vegetação de restinga tem sua redução também associada ao turismo e à expansão da agricultura”.
A Mata Atlântica, assim como as outras tem que ser preservadas.
 Ela esta presente em alguns lugares do nosso estado “Ceará”, e temos que cuidar para que não termine em nada.
O projeto “Cuidando do Meio para Salvar o todo” esteve presente em uma das áreas preservada, que ainda se encontra uma parte da Mata Atlântica.
Vamos preserva o que é nosso, o que é de todos!
 Cuide do nosso mundo!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Preservação do Meio Ambiente

2 comentários

Muita pessoa ainda se pergunta o que se fazer para preservar o Meio Ambiente.
Então aqui vão algumas dicas de preservação:
1. Não corte, nem pode árvores sem autorização;
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmatar, e nem colocar fogo;
3. Não altere cursos d’água ou banhados;
4. Não crie peixes sem licença;
5. Respeite os períodos de proibição da pesca;
6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa;
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos;
8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro;
9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima;
10. Recicle ou reaproveite tudo o que puder;
11. Reduza o consumo de água;
12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé;
13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual;
14. Não desperdice energia elétrica;
15. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
16. Cuide da higiene e da sua saúde!
17. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
Cada um tem que fazer sua parte e juntos vamos acabar com a destruição do Meio Ambiente!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Algumas dicas para diminuir a quantidade de lixo

3 comentários
Resumo
A quantidade de lixo produzida diariamente é um problema bastante grave para o meio ambiente. Os resíduos que se acumulam nas vias públicas, terrenos vazios e lixões são altamente nocivos para a natureza e para a saúde da população e são responsáveis pela proliferação de transmissores de doenças, além de poluir o solo, o ar, as águas e dificultar o escoamento dos córregos provocando enchentes. Reduzir o lixo significa ter a consciência de que precisamos produzir e descartar menos lixo no meio ambiente. Veja abaixo algumas dicas de como contribuir para a preservação da natureza:
Passos
1- Não utilize materiais descartáveis. Entenda que quando jogamos alguma coisa fora, não estamos nos livrando de um pequeno resíduo, mas aumentando o problema da poluição;
2- Reutilize embalagens, compre produtos que sirva como refil ou as utilize para outras finalidades, como potes para guardar mantimentos ou para armazenar produtos de limpeza;
3- Escolha embalagens de vidro ao invés de plástico. O vidro tem mais utilidades e é totalmente reciclável. Já o plástico será reciclado apenas por produtos do mesmo material;
4- Roupas também podem ser reutilizadas, modificando sua aparência ou finalidade. Mude a cor ou reforme uma peça. Você também pode fazer de uma camiseta velha um pano de chão.
5- Leve de casa sacolas de pano para fazer compras, assim evitará as inúmeras embalagens de plástico;
6- Planejar bem as compras evita o desperdício. Substitua guardanapos de papel pelos de pano. Compre cartuchos de impressora e pilhas recarregáveis. Escolha produtos a granel e alimentos frescos para evitar potes e recipientes desnecessários.
Importante
Economize sempre, se for necessário mude seus hábitos de compra ou mesmo consuma outros tipos de produtos, como os que levam na embalagem o certificado de sustentabilidade ou reciclagem. Hoje em dia existem muitos produtos que servem como refil.
Por Juliana Santos
 
footer