VISITA AO LIXÃO DE BEBERIBE
No dia 22 de outubro os alunos do Projeto Cuidado do Meio para Salvar o Todo, visitaram o lixão de Beberibe, próximo a comunidade de Sitio Lucas, acompanhados pelos professores do Escola, Wellington Felix(Coordenador do Projeto), Thiago Germano, João Miranda e Iseuda (apoio), os alunos tiveram a oportunidade de ouviram a professora Rebeca.
Nos relatos dos alunos podemos constatar o tamanho do problema ali encontrado, como a falta de cuidado com os resíduos que são colocados a céu aberto, assim como o tratamento dos esgoto que na verdade nada mais é do que um deposito de agua onde não há o tratamento adequado. As pessoas que trabalham no lixão além de não ter nenhuma proteção, ainda sofre com o descaso de muitos, que ignoram um trabalho, que mesmo que involuntário, prestam para toda a sociedade com a retirada e reaproveitamento de parte desses resíduos, diminuindo assim a quantidade de lixo.
Sabemos que esse não é um problema do Município de Beberibe, pois a questão do lixo e um problema mundial, mas é fácil perceber que município vizinhos poderiam fazer um consorcio com nosso para a construção de um aterro sanitário, onde os resíduos são realmente tratados.
Nos podemos e devemos ter consciência que esta imensa produção de lixo deve-se pelo nosso consumo, que muitas vezes e exagerado, motivados por politicas consumistas, onde os problemas são “resolvidos” quando consumimos mais e mais, uma mudança de abito se faz necessária, o quanto antes, ou iremos muito em breve vivermos em verdadeiras “montanhas” de lixo.
Precisamos cuidar do meio para salvar o todo.
Em breve os relatórios dos alunos na integra.
VISITA A COMUNIDADE DE LAGOA DE DENTRO
Em vista as lagoas da comunidade de Lagoa de Dentro, os alunos do projeto acompanhados pelo Professor Wellington Felix e da Coordenadora Célia Gomes, documentaram através de fotos e vídeos os fatos observados na lagoa. Alguns moradores entrevistados destacaram a importância das lagoas para comunidade e a necessidade de se cuidar de um bem tão preciso, a água.
Apos a visita os alunos debatem os problemas detectados em busca de possíveis soluções, as mesmas serão apresentadas a comunidade escolar e a comunidade pesquisada (Lagoa de Dentro) em forma de um Seminário, em um segundo momento outras comunidades que estão na área da Escola também serão pesquisadas e/ou participaram de seminários para a divulgação dos resultados e orientações que devemos e temos de ter com o nosso meio.